Ponto42 - Web & Marketing

Por que ter um blog?

Mais um post aqui na Ponto42, e hoje vamos falar sobre Blog! Porque é importante você ter um Blog, e como ele vai fazer diferencia para sua empresa!

Ponto42 » Blog » Web » Por que ter um blog?

Por que ter um blog?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Um bom dia, boa tarde, ou boa noite pra você que está lendo! Hoje vou deixar de lado o tema de desenvolvimento (Mas por pouco tempo... Bem rapidinho) e irei falar sobre Marketing Digital! Muitas pessoas pensam em blog como um diário eletrônico e essas pessoas estão muito enganadas! Um Blog pode ser útil de tantas formas diferentes, e é sobre isso que iremos falar: como um blog pode ajudar a sua empresa e porque você deveria fazer um.

 

Posicionamento nas Buscas

Um dos principais critérios dos mecanismos de busca é a criação de conteúdo original e recorrente, e dependendo da periodicidade das postagens, o Google por exemplo, pode premiar o seu blog com algumas posições. Essa é a primeira vantagem em manter um blog para a sua empresa, porque quanto mais postagens, mais seu site será melhor posicionado e mais acesso terá. Mais pessoas vão ver o conteúdo do Blog, dados da sua empresa, serviços ou produtos oferecidos.

 

Tornar-se referência em seu segmento

Um Blog pode fazer você se tornar uma autoridade no seu segmento e sua empresa virar uma referência, pois com grandes posts sobre este segmento, entramos no item anterior e seu Blog vai ter mais acessos. Quem acessar vai ter uma prova de que você domina, entende e é bom naquele assunto. Você pode usar o blog para tirar dúvidas dos clientes e falar sobre o mercado, então seus leitores irão ter confiança na empresa e a marca ganha em credibilidade. Quando precisarem de produto, serviço ou estiverem com dúvida neste tema, eles irão te procurar. Com certeza vai atrair mais clientes para seu empreendimento.

 

Interagir com seu público alvo

O seu Blog pode te dar a oportunidade de estreitar a relação com seus Clientes, o que é ótimo. Quanto mais próximo uma empresa é de seu cliente, mais o cliente vai lembrar da empresa quando estiver pensando em algo no seu segmento. E você pode interagir de tantas formas que seria difícil em um site comum. Um único post pode gerar comentários com perguntas, feedback e interações, e respondendo estes comentários, você pode além de interagir e estreitar os laços com os clientes, gerar autoridade junto ao mesmo.

 

Conhecer melhor seus clientes

Este item é um sonho de qualquer empreendedor, certo? Conhecer melhor seu cliente pode ser o diferencial entre o sucesso ou não. Se você conhecer quem tem interesse pelo seu produto ou serviço, você pode traçar estratégias segmentadas e com grandes chances de dar certo! Alimentar seu site com conteúdo e analisar os resultados, fazer relatório dos comentários, ver quais temas ou categorias fazem mais sucesso, ou até palavras-chaves mais buscadas. Tudo isso pode te ajudar a traçar melhores estratégias e faturar mais!

 

Fortalecimento das Redes Sociais

As Redes Sociais são grandes ferramentas para qualquer empresa. Uma Rede Social com uma boa base de Curtidas (ou seguidores) pode fazer com que sua empresa viralize através de postagens, pode atrair cada vez mais pessoas para o seu site, e para os seus serviços ou produtos. E um blog pode levar mais pessoas para as suas Redes Sociais, e também render postagens para sua Rede Social. E o contrário também pode acontecer. Um post em uma Rede Social pode render, e virar um post para seu blog!

 

Estratégias de Marketing

Como já falado nos itens anteriores, um Blog pode ser uma grande ferramenta de Marketing Digital. Um pequeno campo de cadastro de e-mail pode permitir a inserção de clientes para envio de newsletters, e assim começar campanhas de engajamento nestes clientes. Campanhas de E-mail Marketing são importantíssimos para transformar curiosos no seu segmento e clientes.

 

Renda Passiva

Este item é para quem, além do retorno que vai ter com a venda dos serviços/produtos, quer um retorno direto do Blog. Você pode usar o Blog para anunciar, fazer parcerias, propagandas até vender cursos que você é afiliado. Mas cuidado, a linha é muito tênue entre o interessante e o inconveniente nesses casos.

Bom, é isso aí pessoal. Espero que tenham gostado e que esse post tenha te ajudado em algo. Vamos conversar sobre o post nos comentários. E até a próxima!

Postado em Web no dia
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: