Ponto42 - Web & Marketing

O que é JavaScript e para que serve?

Mais um post do Blog, e agora vamos falar sobre o JS. O que é JS, e pra que serve? Como posso utilizar? Veja como funciona!

Ponto42 » Blog » Web » O que é JavaScript e para que serve?

O que é JavaScript e para que serve?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Um bom dia, boa tarde, ou boa noite pra você que está lendo! Hoje irei falar sobre JavaScript. O que é JS? De onde surgiu? Como funciona?

O que é JS?

JavaScript é uma linguagem de programação criada em 1995 por Brendan, e ela tinha o propósito de apresentar formas de tornar processos de desenvolvimento mais dinâmicos, tornando seu uso mais agradável. O JavaScript é uma linguagem client-side (lado-do-cliente), o que faz com que os scripts feitos no mesmo possam ser executados no navegador (do lado do cliente), fazendo assim ficar mais fácil criar interações com quem acessar o site.

JavaScript vem se tornando a linguagem de programação mais utilizada do mundo, e o nosso querido JS possui grandes bibliotecas, tais como jQuery, AJAX, JSON e as bibliotecas que estão ganhando muito território na área de desenvolvimento: Node.js e AngularJS. Irei falar sobre algumas das bibliotecas mais populares.

 

jQuery

A mais famosa biblioteca JavaScript do mercado, que segundo o próprio site trata-se de uma biblioteca rápida, pequena e rica em recursos. Com o lema “Escreva menos, faça mais”, jQuery revolucionou o desenvolvimento web com uma sintaxe mais amigável que o JavaScript, o que simplifica a criação de aplicações.

 

Ajax – JSON

Estes dois fazem uma combinação perfeita, permitindo manipular dados entre o cliente e o servidor sem ter que atualizar a página.

AJAX significa Asynchronous JavaScript And XML, e ele pode enviar e receber informações em uma grande variedade de formatos, incluindo JSON, XML e HTML. O diferencial do AJAX é que ele é assíncrono, ou seja, pode fazer tudo sem a necessidade de atualizar a página.

JSON significa JavaScript Object Notation, e é uma formatação de texto leve para troca de dados entre cliente e servidor.

 

Node.js

Node.js é uma biblioteca construída sobre o motor JavaScript do Google Chrome para desenvolvimento de aplicações server-side, e com ele podemos criar uma variedade de aplicações.

 

Como Usar o JavaScript?

O JavaScript pode ser inicializado de duas maneiras. A primeira, é colocando os scripts entre as tags <script></script>, dentro da head. E a segunda maneira, é colocando todos os scripts dentro de um arquivo e depois salvar o arquivo com a extensão .js. Após isto deve-se apenas chamar o arquivo também dentro do head.

<script src="script.js"></script>

Exemplo de utilização dentro do <head>

<script>
alert("Esta é uma caixa de alert!");
</script>

Ficaria mais ou menos assim:

 O que é JavaScript e para que serve?

 

Este foi um post para falar um pouco sobre o JavaScript. Espero que tenham gostado, comentem sobre o que acharam e até a próxima!

Postado em Web no dia
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui:

O que é PHP?

O que é PHP?

Mais um post do Blog, e hoje vamos falar sobre aquele que é o motor da empresa! Você vai conhecer melhor o PHP, como...

IR PARA O POST!